O INVENTÁRIO
O inventário consiste na identificação, classificação e contagem dos produtos que estão no estoque. Com o inventário organizado e atualizado no sistema da Empresa, a administração poderá tomar decisões fundamentais a respeito dos produtos que estão em falta, que estão encalhados, que estão danificados ou vencidos e ainda determinar a importância de cada tipo de produto para o seu estoque.
As rotinas para executar o inventário dos produtos, são bem diferentes do ativo imobilizado.
Os passos para fazer um inventário de forma simples são os seguintes:
Separar por tipo, as mercadorias que estão no seu estoque. Organizar e alocar os produtos, colocando-os em prateleiras, armários ou caixas. Em uma planilha, criar uma lista que contenha cada tipo de produto.
Com a lista de produtos pronta, estabeleça um código para cada tipo de produto. Esse código tem como função facilitar a identificação dos produtos tanto na hora da compra como da venda, evitando erros na hora da entrada e saída de produtos do estoque.
Especificar as principais características desses produtos, como unidade de medida (litros, quilograma, gramas, unidades), tamanho (P, M, G, GG), voltagem (110 ou 220 volts), cor (azul, amarela, vermelho, preto), lote ou qualquer outra informação que relevante para o controle do item.
Esta é a etapa da contagem de cada tipo de produto existente no estoque. É aconselhável, escolher uma data e horário em que não existam movimentações de entradas e saídas de produtos do estoque de modo a não prejudicar o bom funcionamento do negócio.
À medida que os produtos forem contados, atualize a lista de inventário, colocando o total de unidades de cada tipo de produto.
A última etapa do processo é a atualização do seu sistema de gestão do controle de estoque.
Nos sistemas informatizados, usualmente digita-se três vezes a contagem do estoque, o próprio sistema faz o ajuste dos saldos em R$ pelo preço médio, ajusta a quantidade, e no final do fechamento geral sistema de gestão de estoques, é gerado um lançamento contábil para conta de ajustes de inventário.
Inventário concluído. É viável a realização de inventários parciais (apenas dos produtos mais importantes para o negócio) uma vez por mês e um inventário total a cada seis meses (dois inventários de todo o estoque por ano).
É de suma importância a função do conferente no momento do recebimento de produtos. Para que as quantidades sejam conferidas neste momento e os valores sejam digitados corretamente.